Verificado: O vídeo mostra crianças em galinheiros no conflito Israel-Hamas em outubro de 2023?

Apurado pelo site Snopes

No início de Outubro de 2023, utilizadores online partilharam um vídeo alegando que este mostrava cinco crianças israelitas ou palestinianas mantidas reféns em gaiolas de galinheiros no início da guerra entre Israel e o Hamas.

O conflito começou em 7 de outubro com o Hamas lançando um ataque surpresa contra Israel por ar, mar e terra. Até o momento em que este livro foi escrito, mais de 1.100 pessoas haviam sido mortas , incluindo crianças.

O usuário X @OCanonist postou ( arquivado ) o vídeo com a legenda: “Supostas imagens do Hamas mantendo crianças em jaulas. Por quê? Para que serve isso? Eles são reféns israelenses?”

Quinze minutos depois, o usuário acrescentou ( arquivado ): “Correção: são crianças palestinas mantidas em jaulas por oficiais da lei/exército israelense”.

A segunda postagem incluía um link para o upload de um vídeo do YouTube ( arquivado ) de janeiro de 2020. Não está claro se este era o mesmo vídeo, pois já foi removido. O título do vídeo era originalmente “Crianças Palestinas Trancadas em Jaulas”. A descrição dizia: “Exército israelense sequestrando crianças palestinas e jogando-as em jaulas, em Hebron ocupada, VIA B’TSELEM”. Contactámos o grupo de direitos humanos B’Tselem para perguntar se poderia esclarecer este assunto e atualizaremos esta história se recebermos uma resposta…

Veja a apuração completa no site Snopes