Apurado pelo site Facta 🇮🇹
Em 9 de outubro de 2023, um foi publicado no Facebookvídeoque retrata dois homens algemados escoltados por pessoas vestidas com uniformes militares e usando balaclavas. A filmagem é acompanhada por um comentário, escrito pelo autor da postagem, afirmando que a cena mostra “vários generais e coronéis israelenses de alto perfil capturados por combatentes do Hamas”.
A referência é ao ataque massivo lançado em 7 de outubro de 2023 porHamas, uma organização extremista palestiniana que governa a Faixa de Gaza, contra Israel, durante a qual foram feito refém dezenas de pessoas, incluindo soldados e civis. A escalada militar faz parte do conflito histórico político, armado e social entre Israel e a Palestina.
O vídeo em análise é enganoso e veicula notícias falsas. Na verdade, as imagens não mostram altos oficiais do exército israelita feitos reféns pelo Hamas, como erroneamente afirmado na publicação em questão.
Vídeo -publicado nem 5 de outubro de 2023 no YouTube por Azertac, a agência de notícias estatal do Azerbaijão – mostra a prisão dos ex-presidentes da República de Nagorno-Karabakh em 3 de outubro, Bako Sahakyan E Arkady Gukasyan, acusado pelo Serviço de Segurança do país para organizar atividades de grupos militares ilegais. Nagorno-Karabakh é uma região montanhosa do sudoeste do Azerbaijão com maioria armênia, autoproclamado independente em 1991, al Centro de um conflito entre o Azerbaijão e a Arménia há anos.
..