Falso: O documento dos 8 mil milhões de dólares em ajuda militar dos EUA a Israel é falso

Apurado pelo site Facta 🇮🇹

Em 7 de outubro de 2023, foi postado no Facebook a imagem de um suposto documento datado de 7 de outubro de 2023 e assinado pelo presidente dos EUA, Joe Biden. O texto afirma que os Estados Unidos da América, ao abrigo da Lei de Assistência Externa de 1961, garantiriam ajuda militar a Israel no valor de 8 mil milhões de dólares. A foto é acompanhada por um comentário escrito pelo autor da postagem que diz: “Biden aprovou urgentemente US$ 8 bilhões em ajuda militar e de defesa a Israel”.

A referência é ao ataque massivo lançado em 7 de outubro de 2023 porHamas, uma organização extremista palestina que governa a Faixa de Gaza, contra Israel, que ele respondeu com bombardeios aéreos em Gaza, uma cidade na Palestina. De acordo com relatado De acordo com a mídia internacional, até o momento mais de 1.100 pessoas foram mortas em ambos os lados após o ataque do Hamas. A escalada militar faz parte do conflito histórico político, armado e social entre Israel e a Palestina.

A imagem analisada foi modificada e veicula notícias falsas.

Não há evidências de um documento semelhante datado de 7 de outubro de 2023 sobre oSite da Casa Brancaou emregistro federalde documentos do governo dos Estados Unidos. A imagem analisada mostra, na verdade, um comunicado de imprensa modificado e, portanto, falso da Casa Branca, datado de 25 de julho de 2023. Na versão original do documento lemos que com base emLei de Assistência Estrangeira de 1961, a lei dos EUA que rege a política de ajuda externa, os EUA fornecerão ajuda militar no valor de 400 milhões de dólares à Ucrânia. Como relatado Do jornal norte-americano NBC News , um representante da Casa Branca confirmou que o documento, com a notícia de que Biden forneceria 8 mil milhões em ajuda militar a Israel, era falso.

Por fim, especificamos que em 8 de outubro de 2023 a Casa Branca ele comunicou que o presidente Biden informou ao primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que estava providenciando assistência militar adicional a Israel. O comunicado de imprensa em questão não fornece números sobre o montante deste pacote de ajuda. Segundo um relatório oficial do Serviço de pesquisa do Congresso, atualizado em março de 2023, O Congresso dos Estados Unidos alocou US$ 3,8 bilhões em financiamento militar para Israel para 2023…

Veja a apuração completa no site Facta 🇮🇹