Falso: A polícia não quer eliminar autópsias em crianças

Apurado pelo site Facta 🇮🇹

Em 8 de outubro de 2023, a redação do Facta.news recebeu uma reportagem via WhatsApp solicitando a verificação de um post no Facebook no mesmo dia em que «a polícia também quer silenciar as autópsias». Segundo o que foi publicado na rede social, os “parlamentares Lacarra, Carè e Serracchiani (os três eleitos pelas fileiras do PD)” teriam apresentado na Câmara dos Deputados um projeto de lei para “impor ex lege e de forma estrita os métodos de investigação científica com os quais devem ser realizadas autópsias em mortes pediátricas e juvenis”. Em particular, lemos no texto, “destaca-se a proibição de pesquisas sobre a proteína spike e os danos da vacina”.

Este é um conteúdo enganoso que transmite notícias falsas.

No dia 3 de fevereiro de 2023 os deputados do Partido Democrático (PD)Marco Lacarra, Nicola Caré e Débora Serracchiani eles apresentaram um projeto de lei relativo à «introdução da obrigatoriedade do diagnóstico histológico e de autópsia molecular nos casos de morte súbita na infância e juventude». Isso já é uma proposta apresentada em julho de 2021 pelo ex-deputado do PDPaulo Sianie pelo ex-deputado do Movimento 5 Estrelas Doriana Sarli, mas nunca discutido e aprovado devido ao fim doXVIII legislatura, em 12 de outubro de 2022.

O projeto de lei visa estabelecer “a obrigatoriedade do diagnóstico de autópsia histológica e molecular nos casos em que a morte ocorreu repentinamente e na ausência de causa clara e identificável”, a fim de verificar, com precisão, as possíveis causas de morte súbita em crianças, adolescentes e adultos jovens (ou seja, pessoas com menos de 40 anos de idade).

Como relatado do Observatório de Doenças Raras (Omar), todos os anos em Itália ocorrem mil mortes de pessoas com menos de 35 anos ligadas à “morte cardíaca súbita” (MSC). Esse termo indicar uma morte natural devido a causas cardíacas, precedida por rápida perda de consciência, dentro de uma hora após o início dos sintomas agudos, em indivíduos com ou sem doença cardíaca pré-existente conhecida, mas para os quais o momento e a forma da morte são inesperados…

Veja a apuração completa no site Facta 🇮🇹