Apurado pelo site Colombia Check 🇨🇴
Nas últimas semanas, foram publicados vídeos no Facebook ( 1 , 2 ) e no YouTube nos quais, pelo menos na sua descrição, alertam que na Colômbia “já é um facto” a cobrança de portagens para motos.
O primeiro desses conteúdos foi publicado em 17 de setembro de 2023 pela página do Facebook ‘ Señor Biter ’, que corresponde a um influenciador em questões de trânsito e transporte na Colômbia. A publicação descreve o seguinte: “LEI! Portagens para motos em todo o país” (sic). O vídeo mostra uma captura de tela do Capítulo IV do Projeto de Lei 142 do Senado de 2022 , enquanto o influenciador afirma o seguinte:
“Isso mesmo, os pedágios para motos em todo o país já são uma realidade. Para quem não sabe, este é o projeto de lei que estão trabalhando desde agosto de 2022 e já está em segundo debate. Isso mesmo, esse é o mesmo projeto que dá pena de prisão aos motoristas caso a carteira tenha vencido e eles ultrapassem o limite de velocidade. O que exatamente isso diz? Que ao Código de Trânsito, no seu artigo 68, vão acrescentar isto: ‘A implantação de faixas preferenciais para motociclistas e ciclistas. Serão feitas nas estradas onde forem permitidas”, afirma na gravação.
Essa publicação foi criticada em tuíte do também influenciador Alejo Vergel no X, no dia 23 de setembro de 2023: “Se algum parlamentar ler isso: tem um projeto de lei que está avançando em que falam sobre segurança viária e motocicletas. Acontece que um homem no Facebook com milhões de visitas está gerando pânico dizendo que vão ‘colocar pedágio nas motos’. Obviamente verifiquei o tópico e isso é falso. No entanto, muitas pessoas já me escreveram sobre isso porque estão convocando marchas e culpando o Petro. É muito difícil quando a manipulação reina nestas redes.”..
Veja a apuração completa no site Colombia Check 🇨🇴