Verificado: Não há evidências de que a infestação de percevejos em Paris tenha sido causada: a suposta “confissão” de um homem é de um fórum de 2021

Apurado pelo site Newtral 🇪🇸

A captura de tela viral foi publicada em um fórum em 2021, antes da praga de percevejos que Paris sofre em outubro de 2023, e não há informações oficiais que comprovem o que diz o texto

Circulam nas redes sociais publicações que afirmam ser a causa da infestação de percevejos que Paris sofre. Esses conteúdos justificam a afirmação com algumas capturas de tela com um texto em francês em que um homem afirma ter liberado percevejos “em toda a França”. Mas é uma publicação antiga num fórum da Internet e não tem qualquer relação com a praga que actualmente sofre a capital francesa .

“Que a praga de percevejos em Paris foi causada por um peru que os cria há meses e os liberou no modo curinga -estou-gritando [sic]”, diz uma mensagem viral no Twitter. Esta pessoa acompanha sua declaração com duas capturas de tela de um texto em francês. Traduzido para o espanhol, pode-se ler que uma pessoa que afirma viver “num alojamento próximo a uma grande infestação de percevejos” teria causado a infestação de percevejos ao enviar pacotes e cartas, com insetos dentro, “de forma totalmente aleatória por toda a França. ” . Porém, esta é uma mensagem publicada em 2021 em um fórum , e não há informações oficiais que sustentem o que diz.

As mensagens virais que afirmam que a infestação de percevejos foi causada usam uma mensagem em francês como suposta prova. Mas este texto foi publicado num fórum da Internet em 2021 , portanto não tem qualquer relação com a atual praga que Paris sofre em outubro de 2023. 

Ao pesquisar as capturas de tela com a ferramenta Google Lens, que extrai o texto da imagem, localizamos o portal onde a mensagem foi publicada. Em 31 de maio de 2021, um usuário publicou o texto viral, no qual afirma ter enviado percevejos em cartas e pacotes para pessoas aleatórias em toda a França…

Veja a apuração completa no site Newtral 🇪🇸