Apurado pelo site Facta 🇮🇹
Em 6 de outubro de 2023, a redação do Facta.news recebeu reportagem via WhatsApp solicitando verificação uma postagem no Facebook em 29 de setembro. No conteúdo social em questão, aparece um vídeo de 45 segundos mostrando um carro, parado por pessoas uniformizadas, cheio de crianças dentro.
O vídeo é acompanhado de um comentário, escrito pelo autor da postagem, que afirma que a cena mostra a prisão de um “motorista muçulmano” enquanto ele “transportava suspeitamente 25 crianças para o Uzbequistão”. O homem, lemos novamente, admitiu “que as crianças foram vendidas para fins sexuais e para remoção de órgãos”. O mesmo conteúdo foi publicado no TikTok.
Trata-se de conteúdo enganoso, que veicula notícias falsas.
O vídeo em análise faz parte de um filme mais longo (com duração de 02:37 minutos) Publicado em 16 de setembro de 2023 no YouTube a partir do perfil de departamento segurança do Ministério de Assuntos Internos da República do Uzbequistão. No vídeo completo (que traduzimos usando uma ferramenta de tradução), uma narração afirma que os policiais pararam uma pessoa que transportava 25 crianças em seu carro. O motorista, explica-se no vídeo, disse aos policiais que levava as crianças da creche onde trabalhava para suas casas.
A notícia também foi divulgadade sites locaisEinternacional. Segundo artigos publicados, a pessoa detida é professora de um jardim de infância privado no distrito de Gijduvan, região de Bukhara, Uzbequistão. Segundo relatos, a mulher contou aos policiais que as crianças moravam perto da creche e que era a primeira vez que ela fazia tal gesto…