Verificado: Putin avisou AMLO sobre uma invasão dos EUA? Falso, não há nenhum vestígio dessa afirmação

Apurado pelo site Animal Politico 🇲🇽

Não há provas de que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, tenha avisado o México de que os Estados Unidos estariam supostamente a planear uma invasão do território nacional. Apesar disso, várias publicações que foram partilhadas através do YouTube, Facebook e Tiktok asseguram que o presidente russo fez essa declaração.

Algumas destas publicações acumulam 2,1 milhões de visualizações no Facebook, enquanto outras no YouTube têm mais de 173 mil visualizações, embora o conteúdo seja desinformante. 

“Vladimir Putin defende o México da agressão americana, o exército russo aguarda as ordens de Putin”, lê-se numa das publicações, enquanto noutra a legenda indica que “AMLO atacará os EUA. Se o México não se armar, os EUA atacarão o seu país, um aviso de Putin.”

Ao pesquisar comunicações da embaixada russa no México, do Ministério das Relações Exteriores (SRE), do presidente López Obrador e da mídia internacional, El Sabueso não encontrou nenhuma evidência de que Vladimir Putin tivesse emitido a suposta mensagem de advertência a México.

No Senado dos Estados Unidos houve membros do Partido Republicano que sugeriram o uso das forças armadas contra os cartéis, entre eles os representantes Dan Crenshaw e Mike Waltz. Os senadores Lindsey Graham e John Kennedy também propuseram designar os grupos de tráfico de drogas como terroristas. 

No entanto, estas propostas não foram aprovadas pelo Senado ou pela Câmara dos Representantes, e não existe nenhuma ameaça actual que prove que os Estados Unidos tenham planos para invadir o México…

Veja a apuração completa no site Animal Politico 🇲🇽