Apurado pelo site Snopes
No início de outubro de 2023, uma história do veículo antivacina The Exposé se tornou viral nas redes sociais e foi compartilhada por vários influenciadores focados na conspiração ou antivacina. Suas afirmações também foram divulgadas pelo site de notícias The People’s Voice, cuja repostagem da história veio com a manchete: “O governo canadense admite que 74% dos triplamente vacinados agora têm AIDS”.
Uma postagem de 3 de outubro de 2023 no X, antigo Twitter, do ex-arremessador do liquidificador e teórico da conspiração antivacina David “Avocado” Wolfe interpretou uma versão da mesma história como “74% da população em todo o Canadá” tendo ” VAIDS completa.” Há pelo menos três razões pelas quais esta afirmação é falsa ou problemática.
Primeiro, a VAIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida por Vacina) não é uma condição médica real, mas foi inventada pelo grupo médico pseudocientífico de direita, America’s Frontline Doctors. Em segundo lugar, os dados subjacentes nos quais o Exposé se baseia não dizem o que o meio de comunicação afirma dizer. Terceiro, a história que deu origem às manchetes e alegações virais de outubro de 2023 não é nova – The Expose publicou um artigo idêntico com o mesmo título (em um URL diferente) em março de 2022 .
O interesse pelo termo “VAIDS” aumentou na semana de 5 a 11 de dezembro de 2021, de acordo com o Google Trends. Foi nessa época, em 5 de dezembro, que os Médicos da Linha de Frente da América divulgaram um comunicado à imprensa sugerindo que a VAIDS era um risco potencial das recém-lançadas vacinas contra a COVID-19:
Várias vezes desde então, várias publicações publicaram histórias afirmando que os cientistas provaram a existência desta condição e, cada vez que isso acontece, os especialistas são convocados para lembrar à Internet que a VAIDS é uma tática inventada para assustar. Por exemplo, em fevereiro de 2022, a Reuters forneceu este depoimento de especialista:
Durante um surto de alegações online sobre VAIDS em setembro de 2023, a Associated Press (AP) contatou o Dr. Matthew Laurens, especialista em doenças infecciosas pediátricas e pesquisador do Centro para Desenvolvimento de Vacinas da Escola de Medicina da Universidade de Maryland. Ele afirmou que:..
Veja a apuração completa no site Snopes