Apurado pelo site Observador 🇵🇹
Publicação relaciona as mortes com um ensaio clínico, que testava uma vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório. Mas a Agência do Medicamento dos EUA já garantiu que mortes advêm de outras causas.
Publicação relaciona as mortes com um ensaio clínico, que testava uma vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório. Mas a Agência do Medicamento dos EUA já garantiu que mortes advêm de outras causas.
Uma publicação, que circula na rede social Facebook, insinua que a morte de 12 bebés está relacionada com um ensaio clínico de uma vacina contra um vírus respiratório em que estes bebés participavam. Na publicação, é sublinhado o esclarecimento da FDA (Food and Drug Administration, a Agência do Medicamento norte-americano, que regula os ensaios clínicos), que frisou que as mortes não foram uma consequência do ensaio. No entanto, logo a seguir, o autor do post deixa a questão: “Mas com que frequência se ouve falar de bebés que morrem naturalmente de paragem cardíaca num contexto de ensaio clínico?”
A meio de julho deste ano, a FDA aprovou uma vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório. O fármaco, de ação prolongada, destina-se às crianças até aos dois anos de idade que enfrentam um risco maior de vir a apresentar quadros graves de doença respiratória na sequência da infeção por este vírus. Refira-se, aliás, que o vírus sincicial respiratório pode revelar-se perigoso, causando bronquiolites e pneumonias que podem levar ao internamento hospitalar e até mesmo à morte.
Ora, o novo fármaco, chamado nirsevimab (uma terapia com anticorpos monoclonais administrada por via intramuscular, isto é, sob a forma de vacina) representa um avanço significativo na prevenção da doença respiratória grave causada por este vírus. A vacina, que esteve a ser desenvolvida ao longo dos últimos anos pelas farmacêuticas AstraZeneca e Sanofi, gerou uma redução cerca de 75% na incidência de infeções por VSR no trato respiratório inferior, segundo dados do ensaio de fase 3 MELODY…
Veja a apuração completa no site Observador 🇵🇹