Apurado pelo site Newtral 🇪🇸
A imagem foi retirada do contexto para relacioná-la com informações sobre a incorporação do Exército Sueco para combater o crime organizado
Circula nas redes sociais uma fotografia em que uma multidão de pessoas aparece numa rua, mostrando várias delas com as mãos na cabeça. Segundo as mensagens virais, seria um grupo de muçulmanos rezando em Estocolmo e relacionado com o crime organizado, mas é falso .
“A Suécia, país social-democrata por excelência há décadas, anuncia que vai mobilizar o Exército para conter a onda de violência. Em Estocolmo existem 62 áreas que a polícia já não controla. É assim que termina o sonho multicultural do país mais progressista e amigo dos refugiados do mundo [sic]” ou “A população muçulmana domina bairros inteiros de Estocolmo”, dizem publicações partilhadas no Facebook e no X (antigo Twitter) desde 1 de outubro. São acompanhados pela imagem em que aparece uma rua cheia de pessoas rezando, que tem sido partilhada juntamente com mensagens rejeitando a comunidade muçulmana e ligando-a ao crime organizado na Suécia.
Contudo, não é verdade que a imagem corresponda a muçulmanos rezando numa rua de Estocolmo. Embora seja verdade que a Suécia incorporou o seu Exército na luta contra o crime organizado e a violência dos gangues, a fotografia não tem qualquer relação com estas actividades. Na verdade, a foto data de 4 de outubro de 2014 e foi tirada em Moscou durante uma missa do feriado Eid al-Adha ou Festa do Sacrifício.
[Este vídeo não mostra milhares de muçulmanos rezando nas ruas de Paris, é Moscou depois do Ramadã]..
Veja a apuração completa no site Newtral 🇪🇸