Apurado pelo site UOL Confere
Não é verdade que uma imagem mostre corpos de cristãos queimados vivos por muçulmanos na Nigéria, como afirma uma mensagem que circula no Telegram. A imagem mostra, na verdade, vítimas da explosão de um caminhão-tanque na República Democrática do Congo.
A checagem foi sugerida ao UOL Confere pelo o WhatsApp (11) 97684-6049.
O UOL Confere considera distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.
A foto que mostra diversos corpos carbonizados é acompanhada da seguinte mensagem: “Cristãos queimados vivos por muçulmanos sunitas da Nigéria. Notícias como essa, que deveriam estampar a primeira página dos jornais, são solenemente ignoradas pela grande mídia. Vamos divulgar!!! Merece a atenção e divulgação de todo aquele que professa a fé em Jesus Cristo!!! Um verdadeiro absurdo! Triste demais, mas a pura realidade! Divulguem”.
A foto é verdadeira, mas não mostra cristãos queimados por muçulmanos na Nigéria, e sim vítimas da explosão de um caminhão-tanque na República Democrática do Congo em 2010.
Mais de 230 pessoas morreram no acidente (leia aqui, aqui, ).
Por uma busca reversa da imagem usada na mensagem, foi possível encontrar a mesma alegação falsa em inglês, o que indica que a desinformação circula também em outros países. Em uma busca por esse conteúdo em inglês na plataforma de checagens do Google (Fact-Check Tools), encontramos um desmentido do Snopes, de 2016, agência de checagem dos EUA (leia aqui, em inglês).
..
Veja a apuração completa no site UOL Confere