Apurado pelo site Lupa
Vídeo mostra sobre profissionais da educação do município de Guaratinga, na Bahia, registrando boletim de ocorrência por apropriação indébita, devido a descontos de 50% a 70% nos seus salários. Na publicação, um homem relaciona os cortes a uma ação do governo federal, chegando a dizer: “engole o choro e faz o L”, em referência ao presidente Lula. É falso.
Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Professores e merenderas de Guaratinga registram boletim de ocorrência por apropriação indébita de 50% dos saláriosUé, o amor venceu, sabe aquele ódio é? Aquele ódio que sempre pagava o salário em dia, mesmo na pandemia quando vocês ficaram um ano e meio dentro de casa e não deixaram de receber um mês sequer de salário. Então, ele foi vencido pelo amor, Guaratinga que vocês escolheram, em especial os professores de Guaratinga. Engole o choro e faz o L”
Os boletins de ocorrência registrados por professores e merendeiras da rede municipal de Guaratinga (BA) não têm relação com nenhuma ação do governo federal. Na realidade, as queixas foram feitas devido a descontos salariais feitos pela prefeitura no mês de julho. No vídeo original, publicado pelo site Furo 31, em 2 de agosto de 2023, é possível ouvir, inclusive, um dos funcionários dizer “Prefeita, devolve o meu salário”, em referência à prefeita da cidade, Marlene Dantas (DEM)…
Veja a apuração completa no site Lupa