Falso: Patricia Bullrich, no debate presidencial de 2023: ‘O orçamento educacional que (Sergio) Massa enviou não aumentou; caiu 9%’

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

Não é possível dizer com certeza quanto o investimento numa determinada área aumentará ou diminuirá em períodos futuros. Em termos reais, o orçamento atribuído para 2024 para a função Educação e Cultura seria semelhante ao que está previsto para ser executado em 2023. A análise de outras variáveis ​​confirma a tendência. Se for levada em conta a pesquisa de inflação do Banco Central, o número pode cair, embora especialistas apontem que isso consistiria em um erro técnico.
Não é possível afirmar com certeza quanto o investimento aumentará ou diminuirá em determinada área em períodos futuros, visto que itens podem sofrer modificações, ser subexecutados e/ou remanejados, mas a intencionalidade de um orçamento pode ser avaliada.

Em termos reais, ou seja, descontando a inflação, o orçamento atribuído para 2024 à função Educação e Cultura seria semelhante ao que está previsto para ser executado em 2023. A análise de outras variáveis ​​confirma a tendência.

Se levarmos em conta a pesquisa de inflação do Banco Central, o número poderá cair.

No primeiro debate presidencial de 2023, a candidata do Juntos pela Mudança, Patricia Bullrich , disse: “O orçamento educacional que Massa enviou não é verdade, ele aumentou, baixou em 9%”. Mas o que dizem os dados? Se compararmos a finalidade de Educação e Cultura do orçamento de 2024 em relação ao crédito atual, o orçamento educacional seria mantido no próximo ano, levando em conta o aumento médio da inflação em 2024. De qualquer forma, é uma projeção, portanto, não é possível dizer com certeza quanto o investimento numa determinada área aumentará ou diminuirá em períodos futuros. 

Além disso, se for levada em conta a pesquisa do Banco Central sobre a inflação, o número poderá cair .

O Chequeado entrou em contato com a assessoria de imprensa da Bullrich para saber a origem dos dados que o candidato mencionou no debate, mas não obteve resposta até a publicação desta nota. Conforme explicado nesta nota , não é possível afirmar com certeza quanto o investimento em determinada área aumentará ou diminuirá em períodos futuros , tendo em vista que os itens poderão sofrer modificações, serem subexecutados e/ou remanejados. Mas dá para avaliar a intencionalidade de um orçamento, no caso, o de 2024…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷