Apurado pelo site Snopes
Em 30 de setembro de 2023, um usuário do X postou uma notícia supostamente chocante: o presidente dos EUA, Joe Biden, supostamente ordenou que o FBI fizesse visitas não anunciadas do tipo “bater e falar” às casas de centenas de milhares de apoiadores do ex-presidente dos EUA, Donald Trump. .
A postagem foi criada por @RetroCoast. A conta parecia se concentrar principalmente na publicação de fotos americanas antigas das décadas de 1960, 1970 e outras décadas. As suas respostas também estavam repletas do que pareciam ser pontos de vista políticos de direita.
A postagem ( arquivada ) dizia: “Última hora: Biden ordenou que o FBI fizesse visitas domiciliares não anunciadas aos apoiadores de Trump em todo o país. Mais de 100.000 visitas do tipo ‘bater e conversar’ ocorreram. Os agentes do FBI dizem: ‘Você não fez nada de errado no entanto, só queremos conversar…’ Isto é uma forma de intimidação dos eleitores?”
Geralmente, as visitas de bate-papo conduzidas por agentes da lei envolvem bater em uma porta, falar com os ocupantes e pedir permissão para revistar a residência. “Esta técnica é praticada na ausência de um mandado de prisão ou busca e é considerada um encontro consensual entre a polícia e os cidadãos”, publicou o Boletim de Aplicação da Lei do FBI em 2006.
Quanto à postagem em questão, não encontramos nenhuma evidência demonstrável que apoiasse o boato de que Biden havia feito tal ordem, ou de que o FBI estava realizando centenas de milhares de visitas a casas de apoiadores de Trump.
Uma classificação de “Verdadeiro” ou “Falso” não pode ser aplicada em um caso em que não haja um pingo de documentação ou outra prova. Criamos uma classificação de verificação de fatos chamada “Infundada” para afirmações como esta. Tais alegações normalmente se originam como boatos, especulações ou boatos infundados…
Veja a apuração completa no site Snopes