Apurado pelo site Facta 🇮🇹
Em 26 de setembro de 2023, foi postado no Facebook uma postagem que afirma que a Suécia “confirmou” a perda de todos os dez “tanques Leopard 2A5” entregues ao exército ucraniano como ajuda militar contra a invasão militar russa do país. Estes tanques, lemos novamente no post em questão, teriam sido “completamente pulverizados” pelo exército russo “a oeste de Svatovo”.
Esta é uma notícia infundada.
24 de fevereiro de 2023 Suécia ele anunciou o envio de alguns armamentos pesados para a Ucrânia, incluindo 10 tanques Stridsvagn 122 (Força 122), o principal tanque de guerra utilizado pelo exército sueco. Este tanque sueco é um refazendo melhorado do modelo alemão Leopardo 2.
Não há confirmação da notícia segundo a qual a Suécia comunicou que os dez tanques enviado para a Ucrânia teria sido destruída. Contactado pelo Facta.news , o Ministério da Defesa sueco disse não ter conhecimento de nenhuma notícia desse tipo. Os militares suecos também nos confirmaram que não tinham feito tal declaração.
Por último, gostaríamos de salientar que no dia 23 de setembro de 2023 a revista norte-americana Forbes publicou um item que afirmou que alguns drones russos carregados com explosivos danificaram dois tanques Strv 122, pertencentes à 21ª Brigada Mecanizada do exército ucraniano, que estavam localizados 16 quilómetros a oeste de Svatovo, na região de Donbas, no leste da Ucrânia. O artigo afirmava que «talvez os Strv 122 danificados possam ser reparados. Mas mesmo que estivessem, levará tempo para corrigi-los e colocá-los de volta em ação”…