Apurado pelo site Facta 🇮🇹
Em 19 de setembro de 2023, a redação do Facta.news recebeu uma reportagem via WhatsApp solicitando a verificação de um filme que circula no Facebook e no TikTok. O vídeo, com quase 4 minutos de duração, é uma entrevista a uma pessoa identificada, com texto sobreposto, como «Massimo Citro Della Riva».
No início do vídeo, Citro afirma que a Covid-19 causou a morte de “1 criança em 2 milhões e meio de infectados”, portanto um número insuficiente para justificar o uso de vacinas anti-Covid para frear a epidemia. Na realidade, segundo ele, teriam sido usados para “esterilizar crianças” num plano de despovoamento global. Ainda segundo Citro, isso não seria feito apenas através de vacinas, mas também através da “glorificação da homossexualidade e das perversões sexuais”, e da promoção de “mulheres de carreira” que não teriam “muitos filhos” porque se dedicam ao trabalho em vez de para a família. O entrevistador pede ainda ao médico que esclareça a ligação entre “um episódio de esterilização em África” e Bill Gates. Conforme explicado por Citro,
São conteúdos que veiculam uma série de notícias que não têm base científica e são falsas.
Em primeiro lugar, Massimo Citro é médico conhecido por suas declarações cientificamente infundadas sobre a Covid-19 e seus vacinas. Em 2021 a Citro foi suspenso por ordem dos médicos porque não foi vacinado contra o novo coronavírus Sars-CoV-2, conforme estabelecido em vez disso, a lei para o pessoal de saúde. O vídeo é um clipe da entrevista com Citro que foi ao ar em 27 de maio de 2023 no Byoblu , canal de televisão classificado em 2022 pela empresa que combate a desinformação NewsGuard entre os 10 sites de desinformação mais influentes da Itália.
Além disso, o tema da esterilização em massa mencionado por Citro na entrevista enquadra-se na teoria da conspiração de despovoamento mundo, segundo o qual existe um plano secreto para reduzir o número de habitantes do planeta através de vacinas…