Apurado pelo site Lupa
Circula nas redes sociais vídeo que afirma que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi absolvido das investigações sobre o encontro realizado com embaixadores estrangeiros onde fez ataques ao sistema eleitoral, que o tornou inelegível em junho deste ano, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). E que, portanto, Bolsonaro poderá disputar as eleições presidenciais de 2026. É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:
Olha aí ó, Bolsonaro foi absolvido mais uma vez. Lembra da reunião em junho do ano passado aonde Bolsonaro fez uma reunião com embaixadores? Vocês estão lembrados? Foi por isso que Bolsonaro foi tornado inelegível. Pois bem, Bolsonaro foi absolvido. PGR não vê crime em reunião de Bolsonaro com embaixadores. Bolsonaro pode disputar as eleições em 2026
O autor do vídeo engana ao afirmar que Jair Bolsonaro foi absolvido do processo que o levou à inelegibilidade até 2030. A notícia que aparece no registro falso se trata de uma manifestação da Procuradoria Geral da República (PGR), de março deste ano, em que pede o arquivamento do pedido de investigação sobre a conduta do ex-presidente em reunião com embaixadores em julho de 2022. Entretanto, a notícia é de antes do julgamento do TSE, que decidiu, por 5 a 2, condenar Bolsonaro por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação…
Veja a apuração completa no site Lupa