Falso: Lula da Silva roubou canetas no G20?

Apurado pelo site Observador 🇵🇹

Uma publicação viral alega que o presidente do Brasil roubou canetas à frente de vários líderes mundiais. É falso.
Uma publicação viral alega que o presidente do Brasil roubou canetas à frente de vários líderes mundiais. É falso.

As redes sociais conseguem ser, muitas vezes, insólitas. Um vídeo, partilhado no passado dia 15 de setembro, que começou a circular nas redes sociais, mais especificamente no Instagram, garantia que Lula da Silva, Presidente do Brasil, tinha roubado canetas durante a última reunião do G20, que decorreu em Nova Deli, na Índia. O momento tinha, até, sido captado em vídeo, o mesmo vídeo que acompanha as várias publicações sinalizadas como podendo conter informações falsas. E é, de facto, esse o caso.

Avaliando o vídeo em questão, é possível ver Lula da Silva a pegar numa série de objetos que se assemelham a canetas ou lápis. Também é visível que o Presidente do Brasil entrega as canetas à sua mulher, Janja Lula da Silva. No entanto, e olhando para o que foi escrito — ou, neste caso, para o que não foi escrito — sobre a conferência do G20 na Índia, não existe nenhum indício claro que prove que Lula da Silva roubou aqueles objetos.

Uma das primeiras provas recolhidas pelo Observador é a de que Janja da Silva disse, através da sua conta oficial de X (antigo Twitter), que os objetos que recolheu do seu marido, eram, na verdade, lápis de madeira. “Foram oferecidos a todos os presidentes pela organização” do evento, referiu. Janja da Silva chega mesmo a usar a palavra canetas entre aspas, num tom de ironia…

Veja a apuração completa no site Observador 🇵🇹