Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
Segundo dados históricos publicados pela série Maddison, em 1900 a Argentina ocupava a 13ª posição entre 45 países analisados se o PIB per capita for levado em conta pela Paridade do Poder de Compra. Em 2022, segundo dados do Banco Mundial, o nosso país terminou na 66ª posição entre 184 nações.
Segundo dados históricos publicados pela série Maddison, em 1900 a Argentina ocupava a 13ª posição entre 45 países analisados se o PIB per capita for levado em conta pela Paridade do Poder de Compra. O candidato do La Libertad Avanza, por outro lado, disse que fomos os primeiros.
Em 2022, segundo dados do Banco Mundial comparáveis com a referida série, o nosso país terminou na 66ª posição entre 184 nações. Ou seja, acima do “meio da tabela”, diferentemente do que Milei disse.
Segundo os especialistas consultados, a Argentina não está no “meio da tabela” em termos de PIB per capita, mas sim entre os 40% dos países do mundo com maior PIB per capita.
No primeiro debate presidencial de 2023, Javier Milei , candidato presidencial por La Libertad Avanza, disse: “A Argentina começou o século XX sendo o país mais rico do mundo. Hoje estamos no meio da tabela e abaixo.”
Segundo dados históricos publicados pela série Maddison, em 1900 a Argentina ocupava a 13ª posição entre 45 países analisados se o PIB per capita for levado em conta pela Paridade do Poder de Compra (PPC). O candidato do La Libertad Avanza disse que éramos os primeiros.
Em 2022, segundo dados do Banco Mundial comparáveis à série Maddison, o país terminou na 66ª posição entre 184 nações. Ou seja, acima do “meio da tabela”, diferentemente do que disse Milei . Por esta razão, o que Milei disse é falso…
Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷