Apurado pelo site Facta 🇮🇹
Em 9 de setembro de 2023, foi postado no Facebook vídeo de uma suposta reportagem televisiva divulgada pelo Epoch Times . No vídeo, é visto um homem de terno e gravata afirmando que cientistas da Universidade de Yale teriam conseguido vacinar ratos pelo nariz, e sem nenhuma injeção, graças a doses de uma vacina «que contém nanopartículas que carregam a vacina anti -ARNm de Covid”. Segundo o homem retratado no vídeo, esta alegada descoberta é “um passo de gigante” rumo ao momento em que os governos poderão “espalhar a vacina” sem que as pessoas saibam que foram vacinadas. Dessa forma, afirma a pessoa, seria alcançado o objetivo de realizar uma campanha de vacinação com o mínimo de resistência das pessoas.
O vídeo é acompanhado por um comentário, escrito pelo autor do post, que diz: «Foi desenvolvida a nova vacina Aerosol Covid19 mRNA Bioweapon [em italiano “arma biológica”, ed.] que pode infectar um hospedeiro sem o seu consentimento com nanopartículas, sem necessidade de injeção.”
O conteúdo é enganoso e transmite notícias falsas.
Primeiro, o vídeo em análise foi difundido originalmente em 5 de setembro de 2023 no X do perfil deOs fatos são importantes, programa de televisão apresentado por Roman Balmakov (a pessoa que aparece no vídeo), cujos episódios são publicados pelo The Epoch Times . É um site que, segundo o julgamento da empresa para combater a desinformação NewsGuard, publica notícias e artigos de opinião que “muitas vezes incluem declarações distorcidas, enganosas ou sem fundamento”.
Durante episódio da Matéria de Fatos em questão, Balmakov refere-se ao estudar publicado em 16 de agosto de 2023 na revista científicaMedicina Translacional Científica e intitulado “Nanopartículas de polímero entregam mRNA ao pulmão para vacinação da mucosa” (em italiano, “Nanopartículas de polímero entregam mRNA ao pulmão para vacinação da mucosa”). Pesquisadores da Universidade de Yale, em Connecticut (Estados Unidos), desenvolveram uma vacina inalável que protege contra a Covid-19. Como ler mais especificamente no site da universidade norte-americana, pesquisadores demonstraram que duas doses intra nasais da vacina, feita com nanopartículas que transportam o mRNA da vacina contra a Covid-19, foram eficazes em camundongos. Esta vacina, continua a explicação, é minimamente invasiva e dirigida aos pulmões e, além da Covid-19, é potencialmente aplicável a inúmeras doenças pulmonares…