Falso: Post com imagem de Maria engana ao alegar que aborto foi vetado ‘esta semana’ no México

Apurado pelo site Lupa

Post que circula nas redes sociais alega que uma artista plástica mexicana presenteou uma paróquia da Cidade do México “esta semana” com uma pintura alusiva a Maria, mãe de Jesus, em razão de a Suprema Corte do país não ter aprovado a lei do aborto. É falso.

Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

Esta pintura foi feita por uma artista plástica mexicana,doada esta semana a uma paróquia da Cidade do México.A pintora realizou a obra celebrando a decisão da Suprema Corte do Mexico de – não aprovar a lei do aborto no país. Título da obra:Nossa Senhora da VidaEstá na Paróquia São Josemaria, na capital mexicana.Vamos ajudá-la a tornar-se conhecida.  Amplie a imagem

A publicação vem sendo compartilhada como se fosse atual, porém tanto a doação da obra quanto a decisão da Suprema Corte citada no post são antigas. Por meio de uma busca reversa de imagem, a Lupa identificou que o desenho que aparece no post foi divulgado originalmente em 14 de abril de 2020 pela artista Ana Laura Salazar, no Instagram. No post, ela critica o aborto e afirma que batizou o quadro como “María Madre de la Vida”…

Veja a apuração completa no site Lupa