Falso: E-mails da Casa Branca provam que Biden ‘escondeu do público riscos mortais de golpes de COVID’?

Apurado pelo site Snopes

No final de setembro de 2023, vários meios de comunicação conspiracionistas e contas de mídia social antivacinas alegaram que e-mails internos recém-divulgados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) provaram que a administração Biden escondeu conscientemente do público os riscos mortais da vacinação COVID-19 :

Os e-mails foram adquiridos como parte de uma solicitação maior da Lei de Liberdade de Informação (FOIA) para “e-mails enviados e recebidos pela Dra. Rochelle P. Walensky, Sherri A. Berger e Kevin Griffis […] em datas a partir de 1º de fevereiro , 2021 até 31 de maio de 2021, contendo a palavra miocardite”, que é uma inflamação do tecido cardíaco. As primeiras 472 páginas de e-mails foram divulgadas em agosto de 2023. As últimas manchetes virais dizem respeito a 46 páginas adicionais lançadas em setembro de 2023. 

A afirmação mais viral feita sobre o lançamento de e-mails em setembro foi um artigo escrito pela personalidade antivacina Vigilant Fox, que mais tarde foi republicado em muitos outros meios de comunicação, incluindo o site de notícias lixo The People’s Voice . Essa história descreve uma entrevista entre Naomi Wolf e Steve Bannon. Wolf, entre outras coisas, é o CEO do DailyClout, a plataforma que publicou os e-mails FOIAed em primeiro lugar. 

Na entrevista, Wolf – que tem doutorado. na literatura inglesa, sem treinamento médico e é referenciado como “Dr. Wolf” – descreve como “por volta de 24 a 25 de maio”, funcionários de alto escalão do CDC e da Casa Branca estavam “surtando” com a possibilidade de que COVID- 19 vacinas podem causar miocardite e/ou síndrome de trombocitopenia trombótica (TTS). 

“Em termos mais simples”, escreveu Vigilant Fox sobre esse jargão médico, “condições que envolvem danos cardíacos, coágulos sanguíneos e baixa contagem de plaquetas”. A miocardite é uma inflamação de certos tecidos cardíacos que pode causar “danos cardíacos”. O TTS causa “coágulos sanguíneos e baixa contagem de plaquetas”. Na verdade, os e-mails mencionam ambas as condições. 

Wolf afirmou em sua entrevista que o CDC e a administração Biden “não disseram nada sobre a questão da coagulação, pelo que me lembro”. Isto é falso. Seria necessário evitar ativamente as notícias durante meses antes desta cadeia de e-mails de 24 de maio de 2021 para chegar à conclusão de que o governo federal nunca disse nada sobre coagulação sanguínea e eventos adversos relacionados às plaquetas da vacinação COVID-19…

Veja a apuração completa no site Snopes