Apurado pelo site Snopes
No final de setembro de 2023, vários meios de comunicação conspiracionistas e contas de mídia social antivacinas alegaram que e-mails internos recém-divulgados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) provaram que a administração Biden escondeu conscientemente do público os riscos mortais da vacinação COVID-19 :
Os e-mails foram adquiridos como parte de uma solicitação maior da Lei de Liberdade de Informação (FOIA) para “e-mails enviados e recebidos pela Dra. Rochelle P. Walensky, Sherri A. Berger e Kevin Griffis […] em datas a partir de 1º de fevereiro , 2021 até 31 de maio de 2021, contendo a palavra miocardite”, que é uma inflamação do tecido cardíaco. As primeiras 472 páginas de e-mails foram divulgadas em agosto de 2023. As últimas manchetes virais dizem respeito a 46 páginas adicionais lançadas em setembro de 2023.
A afirmação mais viral feita sobre o lançamento de e-mails em setembro foi um artigo escrito pela personalidade antivacina Vigilant Fox, que mais tarde foi republicado em muitos outros meios de comunicação, incluindo o site de notícias lixo The People’s Voice . Essa história descreve uma entrevista entre Naomi Wolf e Steve Bannon. Wolf, entre outras coisas, é o CEO do DailyClout, a plataforma que publicou os e-mails FOIAed em primeiro lugar.
Na entrevista, Wolf – que tem doutorado. na literatura inglesa, sem treinamento médico e é referenciado como “Dr. Wolf” – descreve como “por volta de 24 a 25 de maio”, funcionários de alto escalão do CDC e da Casa Branca estavam “surtando” com a possibilidade de que COVID- 19 vacinas podem causar miocardite e/ou síndrome de trombocitopenia trombótica (TTS).
“Em termos mais simples”, escreveu Vigilant Fox sobre esse jargão médico, “condições que envolvem danos cardíacos, coágulos sanguíneos e baixa contagem de plaquetas”. A miocardite é uma inflamação de certos tecidos cardíacos que pode causar “danos cardíacos”. O TTS causa “coágulos sanguíneos e baixa contagem de plaquetas”. Na verdade, os e-mails mencionam ambas as condições.
Wolf afirmou em sua entrevista que o CDC e a administração Biden “não disseram nada sobre a questão da coagulação, pelo que me lembro”. Isto é falso. Seria necessário evitar ativamente as notícias durante meses antes desta cadeia de e-mails de 24 de maio de 2021 para chegar à conclusão de que o governo federal nunca disse nada sobre coagulação sanguínea e eventos adversos relacionados às plaquetas da vacinação COVID-19…
Veja a apuração completa no site Snopes