Apurado pelo site Facta 🇮🇹
Em 20 de setembro de 2023 foi publicado um vídeo no Facebook de um homem de óculos, barba e cabelos brancos que diante de uma câmera afirma ter possibilitado “uma grande fraude” que envolveria o governo dos Estados Unidos e a NASA: “O pouso na Lua foi falso. Fui eu quem filmou e criou o vídeo.” O vídeo vem acompanhado de um texto, escrito pelo autor do post, que diz: «Stanley Kubrik confessa, eu filmei o pouso na lua, e as pessoas devem saber a verdade, é a fraude mais colossal do mundo, estes foram seus declarações antes de morrer.” O mesmo conteúdo foi Publicado no TikTok.
Trata-se de conteúdo enganoso, que veicula notícias falsas.
Como reconstruímos em umartigo anteriorque tratou de caso semelhante de desinformação, o vídeo em análise faz parte de uma cena do filme do diretor Patrick Murray intitulado Atirando em Kubrick(2015). No filme vemos um homem com barba que Murray quer que os espectadores acreditem ser o verdadeiro Kubrick liberara sentença que está sendo analisada.
Vários sites de verificação de fatosEles têm verificado que a pessoa vista no filme de Murray não é realmente Kubrick, pois ele tem rosto e voz diferentes do diretor. Contactado por colegas norte-americanos do Snopes , um porta-voz daChristiane Harlan, viúva de Kubrick, ele declarou que “a entrevista é mentira, Stanley Kubrick nunca foi entrevistado por T. Patrick Murray, toda a história é inventada, fraudulenta e falsa”.
Aqui estamos no Facta.news cuide de diversos casos de desinformação que tentam provar que o pouso na Lua em 1969 foi falso…