Apurado pelo site UOL Confere
É falso que o governo Lula tenha anunciado o fim do Bolsa Família, como alegam publicações nas redes sociais que usam vídeo de fala do vice-presidente Geraldo Alckmin.
O discurso aconteceu em novembro de 2022 e, na ocasião, o político comentava sobre a PEC da Transição, proposta que alterava a composição do Orçamento de 2023 e previa a exclusão do Bolsa Família da regra do teto de gastos, e não o fim do programa.
A cena é interrompida por uma pessoa que comenta: “Ô, cumade, o que é que o homem acabou de dizer aqui: ‘Tchau pro Bolsa Família’, viu?”.
“Só sobra pro povo mais carente #foralula #forapt #bolsonaro #patriotas #viral #nordeste”, é a legenda da publicação que mostra um trecho de um discurso do vice-presidente Geraldo Alckmin.
Na cena, Alckmin diz: “Há uma unanimidade em relação ao Bolsa Família e às crianças, e as demais questões são doação; isso não tem impacto fiscal. No caso do orçamento, que está limitado, é receita extra, que pode até não ocorrer, mas, se ocorrer, você vai poder usar uma parte para investimento. Nós trouxemos uma proposta que não tem prazo, ela tem um princípio, que é a exclusão do Bolsa Família”.
A cena é interrompida por uma pessoa que comenta: “Ô, cumade, o que é que o homem acabou de dizer aqui: ‘Tchau pro Bolsa Família’, viu?”.
Ao final, é possível ver que a apresentadora do telejornal diz que o discurso era sobre o impacto fiscal na PEC de Transição, mas a sua fala é cortada. A chamada da matéria também contextualiza a declaração: ‘PEC da Transição: Documento é entregue ao Congresso'”.
Escrito sobre o vídeo, pelo autor do post, está: ‘Desgoverno anuncia o fim do Bolsa Família. Tem que sobrar dinheiro para as viagens do casal e bancar os países falidos’.”..
Veja a apuração completa no site UOL Confere