Falso: Reportagem que mostra famílias recebendo doação de ossos é de 2021, não atual

Apurado pelo site Aos Fatos

É falso que uma reportagem que mostra uma fila para o recebimento de doações de mantimentos e ossos de carne foi gravada em setembro deste ano e mostra famílias que perderam acesso a benefícios sociais durante o governo Lula (PT). O vídeo compartilhado pelas peças de desinformação foi gravado em outubro de 2021 em Cuiabá e mostra os efeitos da pandemia de Covid-19.

O vídeo fora de contexto acumulava mais de 150 mil visualizações no TikTok nesta terça-feira (26). O conteúdo também circula no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).

Um trecho de uma reportagem do programa Câmera Record de outubro de 2021 sobre o agravamento da fome no Brasil durante a pandemia de Covid-19 tem sido compartilhado nas redes como se fosse recente e mostrasse pessoas que perderam acesso a benefícios sociais no governo Lula. Gravadas ainda durante o governo Bolsonaro (PL), as imagens mostram famílias fazendo fila nas ruas de Cuiabá para receber doações de cestas básicas e ossos de carne.

Realizada na capital mato-grossense há mais de uma década, a doação de ossos por proprietários de um açougue ganhou notoriedade após matéria do UOL de julho de 2021. Na época, as filas aumentaram em decorrência dos efeitos da pandemia, da inflação e do desemprego…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos