Falso: ‘Joe Biden concede direito de voto a 500 mil invasores.’

Apurado pelo site Politifact 🇺🇸

A decisão da administração Biden de estender o Estatuto de Protecção Temporária a quase 500.000 venezuelanos nos Estados Unidos impedirá que sejam deportados e dar-lhes-á acesso a emprego e autorização de viagem. Mas não permitirá que votem automaticamente nas eleições federais, apesar de algumas reivindicações virais nas redes sociais. 

Um desses vídeos do TikTok apresentava um clipe do apresentador da Fox News, Jesse Watters, discutindo o anúncio do governo. 

“Estou observando (Joe Biden) dar anistia temporária a meio milhão de venezuelanos esta semana”, disse Watters em um segmento arquivado em 21 de setembro. “Não há deportações e eles obtêm autorizações de trabalho e números de Seguro Social. E na Pensilvânia, você tira uma carteira de motorista, eles lhe enviam uma cédula. Em Nova York, você tem um número de Seguro Social, pode se registrar para votar. Esse é o ponto.” 

No vídeo do TikTok, enquanto Watters falava, banners meio obscurecidos da Fox News diziam: “Biden dá status legal a quase 500 mil migrantes”, “As esmolas de Biden encorajam mais migrantes” e “os migrantes receberão números de Seguro Social”…

Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸