Apurado pelo site Newtral 🇪🇸
As imagens circulam desde outubro de 2017, quando o Presidente do Governo era Mariano Rajoy, e estão ligadas a um protesto em Barcelona contra a independência catalã.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um protesto em que os participantes carregam bandeiras catalãs e espanholas. Segundo as mensagens que o partilham, seria uma manifestação na Catalunha contra Pedro Sánchez e a lei de anistia exigida por ERC e Junts. Contudo, as imagens são de 2017 – ano em que governou o PP – e correspondem a um protesto contra a independência catalã.
“A Catalunha responde a Sánchez: não aos independentistas”, dizem as postagens compartilhadas no TikTok e enviadas ao serviço de verificação WhatsApp Newtral.es . No vídeo de dois minutos aparece uma rua repleta de manifestantes com bandeiras catalãs e espanholas. As imagens são gravadas de uma varanda e ouve-se uma mulher falando surpresa com a quantidade de pessoas que vê na rua. Segundo esta mulher, os manifestantes, que podem ser ouvidos ao fundo, gritaram “Puigdemont para a prisão”.
No entanto, não é verdade que o vídeo da manifestação na Catalunha seja atual ou relacionado com Sánchez ou com a possível lei de amnistia. As imagens circulam desde outubro de 2017, quando o Presidente do Governo era Mariano Rajoy. Além disso, estão relacionados com o protesto massivo ocorrido em Barcelona no dia 8 daquele mês contra a independência da Catalunha após os acontecimentos de 1 de outubro.
Caso a investidura de Alberto Núñez Feijóo como Presidente do Governo fracasse e Pedro Sánchez seja proposto como candidato, tanto Junts como Esquerra Republicana condicionaram o seu apoio ao socialista a uma lei de amnistia que alivie as acusações criminais dos condenados por o ‘processo’. Neste sentido, a possibilidade desta amnistia tem provocado protestos em vários municípios espanhóis…
Veja a apuração completa no site Newtral 🇪🇸