Messi foi diagnosticado com autismo aos oito anos?

Há uma constante: sempre que Lionel Messi alcança uma final do Mundial, partilha-se a teoria de que o craque “foi diagnosticado com autismo” quando era criança. Família e médicos desmentem.

Apurado pelo site Observador

Fact Check. Lionel Messi foi “diagnosticado com autismo aos oito anos”?

Há uma constante: sempre que Lionel Messi alcança uma final do Mundial, partilha-se a teoria de que o craque “foi diagnosticado com autismo” quando era criança. Família e médicos desmentem.

A 19 de dezembro deste ano, Lionel Messi conquistou o troféu que lhe faltava: o Campeonato do Mundo, que este ano foi disputado no Qatar. O craque argentino foi até considerado o melhor jogador da competição.

Com Messi a ficar debaixo de todos os holofotes, as redes sociais aproveitaram para voltar a partilhar uma teoria já antiga, que curiosamente começou a ser partilhada em 2014, um dia depois de a Argentina ter alcançado a final do Mundial do Brasil (dessa vez com um desfecho diferente, Messi acabou por sair derrotado frente à Alemanha).

No Facebook um longo, longo texto destaca a “história de superação e inspiração” do número 10 da Argentina: “Messi é autista. Ele foi diagnosticado aos 8 anos de idade, ainda na Argentina, com a Síndrome de Asperger, conhecida como uma forma branda de autismo.” O texto explica nas linhas que se seguem que o diagnóstico do atleta foi “pouco divulgado e questionado, como uma maneira de protegê-lo”, e conclui que “o seu comportamento dentro e fora de campo são um exemplo de superação e inspiração para as pessoas”.

Mas na verdade, Messi nunca foi diagnosticado com qualquer tipo de autismo. A família do capitão da Argentina desmentiu desde logo o texto, quando este começou a ser partilhado nas redes sociais (e desde lá já passaram mais de oito anos). O pai de Lionel Messi chegou a processar o antigo internacional brasileiro Romário por ter partilhado esta mesma notícia falsa. Romário acabou por explicar que o texto que tinha partilhado no Twitter não era da sua autoria, mas que isso não tinha impedido a família do jogador argentino de avançar com um processo…

Veja a apuração completa no site Observador