FALSO: Globo noticiou morte de Pelé ainda no Mundial?

Uma publicação do Facebook alega que a estação de televisão brasileira Globo noticiou a morte de Pelé enquanto decorria o Mundial de Futebol no Qatar, em dezembro. É falso.

Apurado pelo site Observador

Fact Check. Globo noticiou morte de Pelé ainda durante Mundial do Qatar?

Uma publicação do Facebook alega que a estação de televisão brasileira Globo noticiou a morte de Pelé enquanto decorria o Mundial de Futebol no Qatar, em dezembro. É falso.

Está a ser partilhada nas redes sociais uma publicação que refere que a estação de televisão brasileira Globo noticiou que Pelé morreu enquanto decorria o Mundial de futebol no Qatar. Um dos melhores jogadores de futebol, Pelé morreu esta quinta-feira, aos 82 anos.

“Plantão da Globo confirmou agora há pouco que o ex-jogador Pelé morreu aos 81 anos de idade”, refere a alegada notícia, que acrescenta que o óbito do craque brasileiro ocorreu durante o Mundial, deixando “brasileiros (e estrangeiros) apreensivos”.

O antigo jogador de futebol foi internado no Hospital Israelita Albert Einstein a 29 de novembro “para uma reavaliação do tratamento de quimioterapia ao tumor do cólon identificado em setembro de 2021, referiu a instituição hospitalar em comunicado, acrescentando que o craque foi diagnosticado com “uma infeção respiratória, que vem sendo tratada com antibióticos”.

De acordo com os meios de comunicação brasileiros, o tratamento contra o cancro não estaria a surtir efeito, e Pelé terá dado entrada no hospital com um quadro de inchaço por todo o corpo e “insuficiência cardíaca descompensada”. O Albert Einstein garantiu na mesma nota que o ex-futebolista tinha “pleno domínio das funções vitais e função clínica estável” e que estava a responder de forma adequada ao cuidados que lhe estavam a ser prestados…

Veja a apuração completa no site Observador