Falso: É falso que Putin disse que foi traído por Lula

Apurado pelo site Lupa

Post que circula pelas redes sociais afirma que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse ter sido traído pelo presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após encontro do brasileiro com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em Nova York, no dia 20 de setembro de 2023. Vídeo alega que as críticas de Putin foram feitas durante uma coletiva de imprensa em Moscou. É falso. 

Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

Urgente, Putin chama Lula de traidor após se encontrar com Zelensky. O presidente russo, Vladimir Putin, lançou duras críticas ao presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva após o encontro com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. As palavras ásperas de Putin vieram em resposta a perguntas de repórteres durante uma coletiva de imprensa em Moscou. Putin expressou sua surpresa e desapontamento com Lula, a quem ele havia convidado anteriormente para visitar a Rússia. ‘Achei que Lula fosse um homem de palavra’, disse Putin. ‘uma pessoa que respeitava a segurança da Rússia. Quando eu o convidei para vir à Rússia, ele recusou, mas para falar com Zelensky, ele prontamente foi apoiá-lo…’..

Veja a apuração completa no site Lupa