Apurado pelo site Colombia Check 🇨🇴
Em seu discurso perante a 78ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, enfatizou os efeitos que a crise climática pode ter na vida na Terra, especialmente nas migrações humanas ao redor do planeta ou no país. paisagens e ecossistemas.
Sobre o deslocamento devido ao aquecimento global, disse: “É o êxodo da humanidade que começou. Hoje existem dezenas de milhões; Amanhã, segundo a ciência, no ano de 2070, haverá 3 mil milhões de pessoas a fugir dos seus lugares queridos porque serão inabitáveis.” Ele também previu que “na Colômbia, o país da explosão da vida, em 2070 só restarão desertos”.
Na Colombiacheck, após uma revisão da intervenção completa do presidente, descobrimos que estas duas frases são verificáveis de acordo com a nossa metodologia , portanto, após verificá-las, concluímos que são questionáveis. Assim, somam-se a outras afirmações do mesmo discurso, sobre mortes por drogas e COVID-19, que já havíamos verificado e reciclado, como contamos em outra nota : uma questionável, uma ‘verdade, mas…’ e uma inverificável .
O presidente Petro já havia se referido num tweet de fevereiro a um estudo publicado pela revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) dos Estados Unidos sobre as mudanças causadas pela crise climática até 2070. “Este artigo científico modela as consequências da crise climática. aumento da temperatura nas próximas décadas para os territórios do mundo”, afirmou…
Veja a apuração completa no site Colombia Check 🇨🇴