FALSO: Ucrânia criou selos oficiais do período soviético?

Publicação nas redes sociais retoma boato com vários anos, depois da invasão russa da Ucrânia. Alegação já foi usada inclusivamente difundida por embaixadas russas, mas está fora de contexto.

Apurado pelo site Observador

Fact Check. Autoridades ucranianas lançaram coleção oficial de selos comemorativos do período soviético?

Publicação nas redes sociais retoma boato com vários anos, depois da invasão russa da Ucrânia. Alegação já foi usada inclusivamente difundida por embaixadas russas, mas está fora de contexto.

Uma publicação no Facebook alega que as “autoridades ucranianas e neonazis comemoram 75 anos desde que a unidade nazi mais cruel foi criada” com uma coleção de selos, onde os “colaboradores nazis” são “identificados como heróis”. Essa informação não é verdadeira. Não há qualquer coleção oficial de selos ucranianos que “identifique colaboradores nazis como heróis”. A alegação não é, no entanto, recente, mas ganhou maior projeção depois de as tropas de Putin terem invadido o território ucraniano a 24 de fevereiro.

O boato começou a circular em 2018, chegou a ser partilhado no Twitter pela embaixada da Rússia na África do Sul, em abril desse ano, mas não há qualquer informação de que esta coleção seja parte de alguma iniciativa dos correios da Ucrânia ou das autoridades do país.

Os únicos registos que existem das imagens, ou da coleção, reportam a um autor, Oleg Kinal, mas não há qualquer traço identificativo que permita associá-las a uma coleção oficial: códigos de barras, número de série, data de lançamento ou preço, por exemplo. Estas informações não existiam em 2019 e, naturalmente, continuam sem existir até à data, dado que tanto quanto é possível saber não se trata de qualquer coleção oficial.

A título de exemplo, através da loja online, é possível comparar várias coleções e a forma como são apresentadas e contrastá-la com a imagem em questão que circula nas redes sociais. Na zona inferior esquerda consta o código de barras e o número de série, por exemplo, algo que não existe na coleção não oficial…

Veja a apuração completa no site Observador