Apurado pelo site Lupa
Circula nas redes vídeo do primeiro condenado pelos atos golpistas de 8 de janeiro, Aécio Lúcio Costa Pereira, na sede do Senado Federal, dizendo que iria embora do local porque haveria infiltrados fazendo depredação. Segundo a publicação, ele teria sido condenado apenas por “avisar quem estava quebrando” o espaço. É falso.
Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“17 anos preso por avisar quem estava quebrando [o Senado Federal]Aécio Lúcio Costa Pereira é o primeiro condenado pelos atos de 8 de janeiro. Ele foi sentenciado a 17 anos de prisão”
Na realidade, Aécio Lúcio Costa Pereira foi condenado por cinco crimes, como associação criminosa armada e tentativa de golpe de Estado. Sua participação nos atos de 8 de janeiro não se restringiu a um mero “aviso” sobre a depredação no Senado — outros vídeos mostram Pereira participando da invasão ao Congresso, inclusive incitando outros manifestantes a “não desistirem”, saírem às ruas e pararem avenidas em apoio ao movimento que contestava o resultado das eleições presidenciais…
Veja a apuração completa no site Lupa