Falso: É falso que eleição foi fraude e que Alexandre de Moraes declarou guerra à população

Apurado pelo site Lupa

Vídeo em inglês de uma suposta reportagem circula nas redes sociais com diversos ataques às urnas eletrônicas e às eleições de 2022. A publicação, supostamente exibida “hoje” pela TV da Inglaterra, diz que a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi uma fraude. O registro afirma ainda que o ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), declarou “guerra à população” e ordenou a prisão de indígenas que criticaram o pleito. É falso.

Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

Olha o que a TV da Inglaterra está mostrando hoje👆🏻 SHOOOOOOW!! (…)

O video que circula nas redes não passou na TV da Inglaterra, como diz o post. O conteúdo falso foi disseminado por Will Lisil, que se autointitula como fundador e CEO da MW3.biz e da Pophits.Co @PopHitsCo, plataformas de divulgação de músicos independentes no Reino Unido. Em sua conta no X (antigo Twitter), há diversos posts com teorias da conspiração e conteúdos falsos com críticas ao governo brasileiro e ao Supremo Tribunal Federal (STF)…

Veja a apuração completa no site Lupa