Apurado pelo site Aos Fatos
É falso que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por ter se reunido na última quarta-feira (20) com o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski. As peças de desinformação que fazem essa alegação compartilham como se fosse recente uma entrevista concedida pelo presidente russo em 2021 na qual não há menção a Lula. Tampouco há registros públicos de que Putin tenha tecido críticas ao presidente brasileiro após a reunião com o líder ucraniano.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 550 mil visualizações no Tik Tok e centenas de curtidas no Instagram até a tarde desta sexta-feira (22).
Publicações nas redes têm compartilhado como se fosse atual uma entrevista concedida por Vladimir Putin em 13 de outubro de 2021 para fazer crer que o mandatário russo teria criticado a recente reunião ocorrida entre Lula e Zelenski em Nova York. Além de o chefe de Estado não fazer qualquer menção ao presidente brasileiro na entrevista, Aos Fatos não encontrou nenhum registro de que ele tenha feito críticas recentes à conversa bilateral ocorrida nos Estados Unidos.
No vídeo compartilhado pelas peças de desinformação, um homem narra supostos detalhes da conversa de Putin com a jornalista. Ele alega que o presidente russo teria dito estar decepcionado com Lula, que teria negado o convite para ir à Rússia, mas aceitado se reunir com Zelenski. No entanto, na transcrição original da entrevista, concedida à emissora americana CNBC, Putin comenta sobre a situação do mercado energético e critica a estratégia americana de usar o dólar como instrumento de sanção…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos