Verificado: Corremos o risco de comer ovos artificiais?

Apurado pelo site Observador 🇵🇹

Vídeo publicado nas redes sociais mostra “ovos de plástico” a ser fabricados. Serão brinquedos ou “ovos para pequeno-almoço”? Duas autoridades de saúde esclarecem o tema.
Vídeo publicado nas redes sociais mostra “ovos de plástico” a ser fabricados. Serão brinquedos ou “ovos para pequeno-almoço”? Duas autoridades de saúde esclarecem o tema.

O vídeo está a ser partilhado nas redes sociais. Tem pouco mais de 20 segundos e mostra ovos completamente brancos, aparentemente sintéticos, a ser pintados por uma máquina, para saírem idênticos aos ovos que são comprados nas prateleiras dos supermercados. Nos segundos que se seguem é demonstrada o que parece ser a “montagem dos ovos”, uma gema sintética introduzida dentro de uma massa branca, elástica, numa forma também idêntica à de um ovo natural.

O vídeo é partilhado com uma legenda ainda mais vaga. “Ovos artificiais para o pequeno-almoço. Alguém é servido?”

A primeira pergunta a que precisamos de responder é se o vídeo mostra de facto o processo de fabrico artificial de ovos. Ao procurarmos pelas imagens que estão a ser partilhadas, somos remetidos primeiro para um artigo no jornal sérvio Istinomer e depois para outro artigo no jornal chinês Jiefang Daily. Em 2017, o jornal chinês corrigia rumores de que “ovos artificiais tinham entrado no mercado”. E há vários artigos que vão no mesmo sentido.

No final de março de 2017, “um pequeno vídeo” começou a circular nas plataformas chinesas de redes sociais, que mostrava pessoas lado a lado a criar “ovos falsos” em pequenos moldes transparentes. O vídeo viria a ganhar projeção suficiente para merecer um esclarecimento do Departamento de Segurança Pública de Nanjing, em como se tratava de um “brinquedo falso” vendido online e não se tratava de uma falsificação para ser vendida como um ovo real…

Veja a apuração completa no site Observador 🇵🇹