Publicação viral alega que Janja, mulher de Lula da Silva, partilhou fotografia ousada durante a tomada de posse. É falso.
Apurado pelo site Observador
Fact Check. Janja, primeira dama do Brasil, partilhou fotografia ousada após a tomada de posse de Lula?
Publicação viral alega que Janja, mulher de Lula da Silva, partilhou fotografia ousada durante a tomada de posse. É falso.
Lula da Silva tomou posse como presidente do Brasil no passado domingo mas o alvo de mais uma publicação viral foi a sua mulher, e agora primeira dama, Janja da Silva (Rosângela Lula da Silva). A 4 de janeiro deste ano, surgiu uma publicação de Facebook com uma suposta fotografia sua em trajes mais ousados, tirada na cozinha, com a seguinte legenda: “Aplaudam a nossa primeira dama, a fotografia foi ela quem publicou.” Trata-se, no entanto, de uma publicação falsa.
Ora, olhando para a data de publicação da fotografia, é possível constatar que foi partilhada no Facebook a 2 de janeiro, dia seguinte à data em que Lula da Silva tomou posse no Palácio do Planato, em Brasília. No dia da cerimónia, Janja da Silva não fez nenhuma publicação de Instagram, mas no dia seguinte, que coincide com a data da sua alegada fotografia ousada, partilhou uma que acabou por simbolizar aquela celebração, com a seguinte legenda: “Hoje é um dos dias mais felizes das nossas vidas. Todo o povo brasileiro inicia hoje um novo capítulo de direitos, cidadania e respeito”, lê-se na legenda. Como se vê, as imagens não têm nada a ver uma com a outra.
Já no Twitter, numa nova fotografia onde se vê a primeira dama a beijar Lula da Silva perante um mar de gente, lê-se a seguinte legenda: “Os ministros do amor tomam posse, obrigada Brasil, o futuro já começou!” Mais uma vez, não existe qualquer semelhança com a publicação viral.
Numa busca pelas principais ferramentas de identificação de imagens, como a Google Images ou a TinEye, não é possível identificar uma imagem credível que possa ser associada a Janja da Silva. Numa nova pesquisa, encontra-se um fact-check brasileiro, do Boatos.org, que conta melhor a origem desta imagem: trata-se de uma fotografia de uma utilizadora de Twitter que foi usada num fórum online…