Falso: Esqueletos humanos gigantes de até 36 pés foram ‘desenterrados e documentados’ em registros históricos.

Apurado pelo site Politifact 🇺🇸

Com outubro chegando, fotos de esqueletos em seu feed de mídia social podem não ser surpreendentes. Mas cuidado: algumas postagens estão apenas revivendo falsas alegações sobre gigantes, em vez de celebrar a temporada assustadora.

“Essas figuras esqueléticas representam ‘apenas alguns’ restos humanos gigantes, desenterrados e documentados em registros históricos junto com relatos históricos de Golias (que tinha três irmãos tão grandes quanto ele), OG Rei de Basã, cuja cama tinha 13,5 pés de comprimento e Maximino Thrax, um César de Roma”, dizia o texto em uma imagem compartilhada em 13 de setembro . 

Abaixo das palavras, nove esqueletos de vários tamanhos foram representados. O primeiro e menor, na extrema esquerda, supostamente representava um “homem atual” de 1,80 metro de altura. Os outros oito representavam pessoas de tamanhos variados, algumas ligadas a figuras históricas ou períodos de tempo específicos. 

Esta postagem foi sinalizada como parte dos esforços da Meta para combater notícias falsas e desinformação em seu Feed de Notícias. (Leia mais sobre nossa parceria com a Meta , proprietária do Facebook e do Instagram.)..

Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸