Verificado: #ACS23: Verificando as afirmações do presidente queniano William Ruto na primeira cimeira climática de África

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

Ruto tinha razão ao afirmar que as alterações climáticas reduziram a produtividade agrícola de África num terço no último meio século e que 600 milhões de africanos não têm acesso à electricidade.  

Apesar da ausência evidente de grandes economias, como a Nigéria e a África do Sul, e dos protestos fora do local, as conversações históricas resultaram numa declaração regional sobre as alterações climáticas que pressionou por um melhor financiamento por parte das nações mais ricas.

Ruto apelou a medidas urgentes , nomeadamente para resolver a insegurança alimentar, criar empregos e reduzir os custos dos empréstimos. Nas suas observações iniciais, ele fez uma série de afirmações para destacar a escala do problema. 

Examinamos sete para precisão.

Shimada disse que os insumos agrícolas são os recursos externos utilizados na produção agrícola e pecuária para aumentar os rendimentos. Estes incluem mão-de-obra, fertilizantes, sementes, pesticidas, tecnologia e água…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦