Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦
A maioria das afirmações do presidente eram precisas, incluindo o número de casas construídas pelo governo entre 1994 e 2019, quantas pessoas hoje têm acesso a água e saneamento melhorado, e uma melhoria no número de passes de bacharel em escolas gratuitas.
O partido irá percorrer o país em Setembro e Outubro de 2023, tentando convencer os eleitores de que fez progressos em áreas-chave como a economia, a mudança social e a corrupção. O processo está sendo marcado como “#2019ANCElectionManifestoReview” nas redes sociais.
No lançamento da revisão na província de Gauteng, em 4 de Setembro, o presidente Cyril Ramaphosa fez várias afirmações, algumas das quais verificámos no nosso primeiro relatório aqui .
Descobrimos que ele inflou o número de sul-africanos que recebem subsídios sociais no presente e subestimou o número que recebeu subsídios em 1994, dando a impressão de que o aumento foi maior do que era.
Da mesma forma, não encontrámos provas de que apenas 36% dos sul-africanos tivessem acesso à electricidade em 1994 – os números sugerem que estava perto de 53% – tornando 92% conectados em 2023 uma conquista menos significativa…
Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦