Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
Um vídeo está circulando no Instagram indicando que os incêndios ocorridos em diversas partes do mundo foram causados por uma suposta arma laser. Mas é falso. O vídeo mostra um avião que seria supostamente responsável por disparar os raios laser. É uma aeronave antimíssil do Exército dos Estados Unidos que não é usada desde 2011.
Um vídeo está circulando no Instagram indicando que os incêndios ocorridos em diversas partes do mundo foram causados por uma suposta arma laser. No entanto, isso é falso.
O vídeo mostra um avião que seria supostamente responsável por disparar os raios laser. No entanto, é uma aeronave antimíssil do Exército dos EUA que não é usada desde 2011.
O Chequeado negou anteriormente informações falsas semelhantes de que os incêndios em Tenerife e no Havai tinham sido causados por alegadas armas laser.
Um vídeo está circulando no Instagram indicando que os incêndios ocorridos em diversas partes do mundo foram causados por uma suposta arma laser. No entanto, isso é falso.
O vídeo – que teve mais de 31 mil visualizações no Instagram – mostra um avião que seria supostamente o responsável pelo disparo dos raios laser. No entanto, é uma aeronave antimíssil do Exército dos EUA que não é usada desde 2011.
Conforme explica o site espanhol de fact-checking Newtral, o avião que aparece no conteúdo viral é um Boeing YAL-1 Airborne Laser, que começou a ser desenvolvido em 2004 pelo Exército dos Estados Unidos em colaboração com a empresa Boeing. Como observa o Centro de Testes de Voo da Força Aérea dos Estados Unidos , “ele foi projetado principalmente como um sistema de defesa antimísseis para destruir mísseis balísticos táticos”…
Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷