Falso: É falso que exista uma arma laser que provoca incêndios em diversos países do mundo.

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

Um vídeo está circulando no Instagram indicando que os incêndios ocorridos em diversas partes do mundo foram causados ​​por uma suposta arma laser. Mas é falso. O vídeo mostra um avião que seria supostamente responsável por disparar os raios laser. É uma aeronave antimíssil do Exército dos Estados Unidos que não é usada desde 2011.
Um vídeo está circulando no Instagram indicando que os incêndios ocorridos em diversas partes do mundo foram causados ​​por uma suposta arma laser. No entanto, isso é falso. 

O vídeo mostra um avião que seria supostamente responsável por disparar os raios laser. No entanto, é uma aeronave antimíssil do Exército dos EUA que não é usada desde 2011.

O Chequeado negou anteriormente informações falsas semelhantes de que os incêndios em Tenerife e no Havai tinham sido causados ​​por alegadas armas laser.

Um vídeo está circulando no Instagram indicando que os incêndios ocorridos em diversas partes do mundo foram causados ​​por uma suposta arma laser. No entanto, isso é falso. 

O vídeo – que teve mais de 31 mil visualizações no Instagram – mostra um avião que seria supostamente o responsável pelo disparo dos raios laser. No entanto, é uma aeronave antimíssil do Exército dos EUA que não é usada desde 2011.

Conforme explica o site espanhol de fact-checking Newtral, o avião que aparece no conteúdo viral é um Boeing YAL-1 Airborne Laser, que começou a ser desenvolvido em 2004 pelo Exército dos Estados Unidos em colaboração com a empresa Boeing. Como observa o Centro de Testes de Voo da Força Aérea dos Estados Unidos , “ele foi projetado principalmente como um sistema de defesa antimísseis para destruir mísseis balísticos táticos”…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷