Falso: Não, este vídeo não mostra ‘um grupo de franceses urinando em uma criança africana’: é uma performance artística realizada no Brasil

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

O vídeo na verdade corresponde à performance “Piedra” de 2013 que aconteceu no Brasil. A autora é a artista guatemalteca Regina José, especializada em arte corporal.
O vídeo na verdade corresponde à performance “Piedra” de 2013 que aconteceu no Brasil.

A descrição que o acompanha indica: “Meu corpo permanece imóvel, coberto de carvão como pedra. “Dois voluntários e alguém do público urinam no corpo de pedra.”

A autora é a artista guatemalteca Regina José, especializada em arte corporal.

Circula nas redes sociais um vídeo em que um grupo de pessoas é visto urinando em outro que está nu, em posição fetal no chão e no meio de uma rodada. Algumas das publicações indicam que se tratava supostamente de “franceses urinando numa criança africana” com mensagens como: Esta é a sujeira da França, o escândalo mais feio do século 21!!! A cena desumana e chocante de dois homens e uma mulher urinando numa criança do Mali” (sic). No entanto, isso é falso.

As imagens circulam no X (antigo Twitter) e também chegaram ao número do WhatsApp do Chequeado para serem verificadas.

Uma busca reversa nos frames do vídeo mostra que, na realidade, a cena corresponde a uma performance artística de 2013 intitulada “Stone”, criada pela artista guatemalteca Regina José , especializada em body art…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷