Apurado pelo site Cotejo 🇻🇪
Por Edy Pérez Alvarado
A candidata do Correismo no Equador, Luisa González, referiu-se à diáspora venezuelana numa entrevista onde garantiu que os venezuelanos fogem do seu país para a Venezuela porque agora é mais seguro.
A declaração ocorreu durante entrevista à rádio Compañía Radiofónica Orense (CRO), da cidade de Machala, capital da província de El Oro, no Equador, no dia 7 de setembro. Depois de analisar esta afirmação, a equipa do Cotejo.info classificou-a como uma meia verdade , depois de ter em consideração as variáveis relativas à segurança dos cidadãos em cada país.
No vídeo a seguir postado no YouTube você confere a entrevista realizada com o presidenciável pelo jornalista do CRO, José Ugarte. A partir dos minutos 43 e 13 segundos, ocorre o diálogo que deu origem ao discurso público verificado neste texto.
Entrevistador José Ugarte : Sim, pergunto se o Socialismo do século XXI é o que vai ser implementado neste país. Isso é algo que queremos saber porque estamos vendo o exemplo do que está acontecendo em outros países da América com o Governo do Socialismo do Século XXI, por isso nos preocupa, equatorianos, ver venezuelanos correndo por aqui todos os dias com… González interrompe : e eles estão correndo, estão correndo de volta para a Venezuela porque é mais seguro que o Equador. Os venezuelanos estão fugindo do Equador, estão com medo do Equador, estão indo para a Venezuela, sabe por quê? Porque a Venezuela tem agora melhores condições de vida que o Equador.
González enfrentará no segundo turno o candidato “surpresa” das eleições extraordinárias, Daniel Noboa, 35 anos, que está a um passo de realizar o sonho de seu pai, o bilionário Álvaro Noboa, e é apoiado pela Ação Democrática Nacional aliança .(DNA)…
Veja a apuração completa no site Cotejo 🇻🇪