Verificado: O vídeo de um caminhão militar atropelando carros de polícia não está em Oxford nem está relacionado às cidades de 15 minutos

Apurado pelo site Newtral 🇪🇸

As imagens mostram o confronto de um homem com a polícia após uma briga na cidade inglesa de Norton Fitzwarren 

Circula nas redes sociais um vídeo em que aparece um caminhão militar atropelando vários carros da polícia e que alguns usuários localizam na cidade inglesa de Oxford. “Incrível: o britânico John Rambo. Este cidadão, farto do encerramento de Oxford devido aos testes de 15 minutos na cidade, bate o seu camião militar contra uma barricada policial”, é a mensagem que algumas publicações partilham juntamente com o vídeo. “Estamos em guerra e não vamos vencer sem lutar. As Forças Armadas devem escolher”, é o fragmento que também incluem outras publicações semelhantes.

“Defende-se a liberdade”, “É isto que vem, o confinamento nas cidades” ou “Não percebo porque têm de proibir a livre circulação” são alguns dos comentários que vários utilizadores têm partilhado junto com o vídeo, que tem sido viralizou em redes sociais como X (antigo Twitter) e Facebook. Eles criticam o conceito de ‘cidade de 15 minutos’ , termo cunhado pelo urbanista Carlos Moreno, que define um projeto em que nenhum cidadão deve gastar mais do que esse tempo em deslocamentos para supermercado, trabalho, hospital e outros serviços básicos. Várias cidades europeias estão a estudar a sua implementação , incluindo Oxford e algumas cidades espanholas. No entanto, o conceito foi distorcido nas redes sociais e surgiuuma narrativa desinformante que afirma que as medidas que propõe representam uma supressão da liberdade de circulação dos cidadãos.

No entanto, isso é uma farsa . As imagens não foram gravadas em Oxford, mas na cidade inglesa de Norton Fitzwarren em 10 de setembro de 2023. Conforme relatado ao Newtral.es, a Polícia de Avon e Somerset (condado onde está localizada a cidade) recebeu uma ligação avisando que um homem havia causado danos a uma propriedade e estava ameaçando o proprietário da propriedade. Quando os agentes chegaram, o homem saiu do local em um caminhão militar e bateu em vários carros da polícia em seu caminho.

A polícia inglesa negou que o incidente tenha a ver com medidas relacionadas com as cidades dos 15 minutos…

Veja a apuração completa no site Newtral 🇪🇸