Apurado pelo site Snopes
Em 16 de setembro de 2023, o suposto canal de fofocas sobre celebridades no YouTube Just In (@JustInCeleb) publicou um vídeo que afirmava que o ator Mel Gibson havia exposto que o ator Ashton Kutcher era um “hander oculto” para as elites de Hollywood.
O título do clipe dizia: “Mel Gibson revela que Ashton Kutcher é um manipulador OCULTO de Hollywood”.
O vídeo foi visto pouco mais de 32 mil vezes no YouTube. No entanto, foi uma repostagem do mesmo clipe no TikTok que realmente decolou, ganhando mais de 640 mil visualizações.
A narração, o roteiro, o sequenciamento e a imagem em miniatura deste clipe pareciam ter sido um produto de inteligência artificial (IA), ferramentas de criação de vídeo.
O vídeo ( arquivado ) começou assim:
A “controvérsia” mencionada no vídeo foi que foi revelado que Kutcher e sua esposa, a atriz Mila Kunis, escreveram cartas pedindo clemência para o estuprador condenado e ex-co-estrela de “That ’70s Show” Danny Masterson. Esta notícia foi relatada pela primeira vez em 7 de setembro pela produtora investigativa da ABC7 Los Angeles, Lisa Bartley, e outros, no mesmo dia em que Masterson foi condenado a 30 anos de prisão perpétua…
Veja a apuração completa no site Snopes