Apurado pelo site Facta 🇮🇹
Em 18 de setembro de 2023, a redação do Facta.news recebeu uma reportagem via WhatsApp solicitando a verificação de um post no Facebook três dias antes. O texto afirma que «Prof. Roberto Burioni pretende demolir a homeopatia em seu livro”, mas estudos posteriores teriam mostrado que a teoria do virologista estaria “completamente errada”.
Em particular, Burioni teria apoiado a sua teoria «o estudo de 2015 do Conselho Nacional Australiano de Saúde e Pesquisa Médica (Nhmrc) em que se declarava que a homeopatia não tinha eficácia terapêutica”. A postagem afirma ainda que “recentemente (agosto de 2019) o sistema de justiça australiano declarou que os estudos de 2015 foram falsificados”. Segundo quem publicou o conteúdo, o estudo citado por Burioni seria, portanto, uma farsa e isso legitimaria a autoridade da prática homeopática.
Trata-se de conteúdo enganoso, que veicula notícias falsas.
Em primeiro lugar, vamos salientar que para produto homeopático significa um “medicamento” que contém um princípio ativo altamente diluído, imperceptível mesmo através de análises físico-químicas.SegundoInstituto Superior de Saúde (ISS) este medicamento não tem valor científico, por isso é considerado um placebo.
Posteriormente é importante esclarecer que o conteúdo em análise foi Publicado originalmente no Facebook em outubro de 2019 por Stefano Manera, médico e homeopata…