Apurado pelo site Lupa
Uma publicação que circula pelas redes sociais traz um vídeo com fiscais da Vigilância Sanitária do Rio Grande do Sul conversando com voluntários em uma cozinha improvisada em um posto de combustível. No local, são preparados alimentos para as vítimas das enchentes e para voluntários que estão atuando no local. A mulher que narra o vídeo diz que está ocorrendo uma “batida” (fiscalização) do órgão, o que ela considera uma vergonha. É falso.
Conforme balanço da Defesa Civil gaúcha divulgado na manhã desta segunda-feira (18), as chuvas no estado provocaram 48 mortes em 13 municípios, a maioria na região do Vale do Taquari – como em Muçum, que registrou 16 óbitos, e Roca Sales, que teve 12. Nove pessoas estão desaparecidas.
Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
Vigilância Sanitária fazendo batida em cozinha de VOLUNTÁRIOS, improvisada para atender as vítimas da catástrofe que assola o Rio Grande do Sul. ABSURDO!..
Veja a apuração completa no site Lupa