Falso: ‘Donald Trump passou o 11 de setembro marchando para uma zona de guerra de fogo e cinzas com um exército de seus próprios homens para salvar os americanos.’

Apurado pelo site Politifact 🇺🇸

No aniversário do 11 de Setembro, os utilizadores das redes sociais ressurgiram uma afirmação que o antigo Presidente Donald Trump fez muitas vezes, mas não apoiou com provas, sobre o seu envolvimento nos esforços de busca e salvamento imediatamente após os ataques terroristas de há 22 anos.

O ativista conservador Benny Johnson compartilhou um vídeo no Facebook de uma entrevista que Trump deu alguns dias depois de 11 de setembro de 2001. Acima do vídeo, Johnson escreveu: “Joe Biden passou o 11 de setembro escondido em um bunker. Montel (Williams). Donald Trump passou o 11 de setembro marchando para uma zona de guerra de fogo e cinzas com um exército de seus próprios homens para salvar os americanos.

Esta postagem foi sinalizada como parte dos esforços da Meta para combater notícias falsas e desinformação em seu Feed de Notícias. (Leia mais sobre nossa parceria com a Meta , proprietária do Facebook e do Instagram.)

Em relação à caracterização de Johnson sobre como Biden e Harris passaram aquele dia: Biden, então membro do Congresso, foi evacuado do Capitólio junto com outros membros e funcionários por preocupações de que também pudesse ser alvo. Harris, então funcionária municipal em São Francisco, lembrou em 2020 que estava na academia quando a notícia dos ataques de 11 de setembro apareceu na TV. Ela namorou brevemente Williams, apresentador de TV e ator…

Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸