Apurado pelo site Colombia Check 🇨🇴
O presidente Gustavo Petro referiu-se à migração na Colômbia no dia 9 de setembro durante o encerramento da Conferência Latino-Americana e Caribenha sobre Drogas realizada em Cali, onde também esteve presente o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador. No evento, o chefe de estado anfitrião disse :
“A Colômbia parecia não estar muito no cenário das grandes migrações globais, dos êxodos, que, como diz o Papa Francisco, trazem uma nova escravidão, e agora provamos isso de forma quase líder”.
“ A Colômbia tornou-se um enorme centro de recepção para migrantes que querem ver o país como um país de passagem, e não ficar aqui . O que começa com uma má política, – tal como esta questão das drogas – tornou-se uma má política que não deixa nada além de sangue, mortes e destruição democrática, em vez de concentrar o esforço na redução da procura, do consumo, etc.” .
Em seguida, continuou falando sobre estrangeiros de diversas nacionalidades, incluindo equatorianos, haitianos, afegãos e chineses, que chegam ao país e depois atravessam a selva de Darién e, por fim, avançam pela América Central e pelo México em direção aos Estados Unidos.
..
Veja a apuração completa no site Colombia Check 🇨🇴